A tartaruga…

A ABL (Associação Brasileira de Letras) elegeu um novo imortal para cadeira 29, não conheço exatamente todo o processo eleitoral da ABL, mas conheci o resultado.
Resultado este que decidi comentar , dado um fato interessante, Martinho da Vila foi candidato e teve zero voto, sim zero. São 39 votos válidos e ele não recebeu nenhum voto.
Me causou estranheza esta notícia, não o resultado, ou melhor não apenas o resultado, mas o fato todo, ou seja, por que alguém seria candidato a um pleito tão fechado sem nenhuma chance de ganhar ao menos um voto ? por que Martinho da Vila, expoente cultural/musical sem dúvida, se julgou postulante a uma cadeira na ABL ?
Com certeza, pelo menos assim espero, tenha algo aí que eu ainda não sei, mas não pude não pensar sobre o tema … mesmo sob risco de avaliação errada por desconhecimento.
Fico pensando qual seria a semelhança entre Martinho/ABL e Lula/ONU , será que existe ? Será que estamos diante de tartarugas que querem ser colocadas no alto da árvore ?
Informações extras
Qual a função da ABL ? Oficialmente, as funções da Academia Brasileira de Letras são zelar pela língua portuguesa e divulgar a literatura nacional de alto nível. Assim, ela faz publicações de livros, distribui prêmios, elabora dicionários, analisa e referenda mudanças gramaticais ou ortográficas do idioma. Porém, as críticas de que há tempos a Casa de Machado de Assis não produz algo de relevância cultural são procedentes.
O que significa ser um imortal da ABL ? O termo imortal foi retirado da Academia Francesa. A palavra foi retirada da frase À l'immortalité, que está estampada no selo oficial da Academia. Na versão brasileira, ser imortal significa ser ou já ter sido membro da Casa de Machado de Assis. Além de ter garantidos para o resto da vida os famosos chás e bolinhos das tardes de quinta-feira, nas quais os acadêmicos trocam amenidades e, às vésperas de eleições, farpas.
A cadeira 23  : A cadeira 23 deve ser disparada a mais cobiçada, foi de Machado de Assis, Jorge Amado (por 40 anos) e Zélia Gattai… até ficar vaga em maio de 2008, e ser novamente ocupada por Luiz Paulo Horta, numa disputa com outros 20 candidatos e que teve Ziraldo em segundo lugar.

Comentários

Blog do Robão disse…
Não resistir a comentar esse blog, de fato muito pitoresco.
Martinho da Vila, é também um escritor, autor de pelo menos 10 livros (provavelmente mais livros e de maior relevância que "Marimbondos de Fogo", do imortal José Sarney). Martinho, nasceu na favela, negro, carioca e filho de lavadeira....exatamente como o próprio Machado de Assis.
De qualquer forma, não consigo deixar de pensar uma coisa : "Faz muito mais sentido ver MARTINHO da VILA na ONU, a ver LULA na ABL. O oposto seria inimaginável"....Martinho é da Paz, mas lula é somente uma tartaruga !

Postagens mais visitadas