O Presidente do Suriname é um traficante (!?)

Desi Bouterse, narcotraficante, ex-ditador e atual presidente.

Desi Bouterse, narcotraficante, ex-ditador e atual presidente. Qual o problema ? Por tráfico internacional de drogas foi condenado pela Justiça da Holanda, em processo que tramitou à revelia. Bouterse, hoje com 64 anos, foi um dos líderes da luta pela independência do Suriname contra a Holanda, consumada em 1975, o que no mínimo coloca em dúvida a condenação por lá. O Suriname é uma democracia, tem constituição de 1987 , e quando indagado sobre a condenação, Bouterse diz, com ironia, que foi “uma armação” holandesa, por ter liderado a luta de independência. Mais ainda, acusa a Holanda de fornecer insumos químicos usados, na América Latina, aos laboratórios de refino de cocaína, do que eu nem de longe ouso duvidar. Bouterse, um dos homens mais ricos do paupérrimo Suriname, explorou, nos últimos dois anos, um discurso em favor dos pobres e atacava a política econômica do governo. Com isso, reconquistou popularidade. Passou, então, a se dizer admirador de Hugo Chávez, com isto foi eleito presidente pelo Parlamento. Votaram 51 parlamentares e ele conseguiu 36 votos.  Mais sobre Sr. Desi Bouterse (aqui). A notícia de sua eleição, aqui.

Quase ninguém comentou, primeiro porque poucos sabem onde é o Suriname (Wikipédia nos salva novamente), mas o mais complicado não é ter informação, é ter opinião. O que dizer desta notícia, sem comentar as ligações que mantemos com FARC´s, Irã, Chavez , isto sem dizer que pode ser que sejamos amigos do Sr. Bouterse, e nem saibamos.

Temos que nos acostumar que não há problemas nisto, temos que aprender que as nações são soberanas pata eleger seus governantes, manter seus presos políticos, construir suas bombas, dar seus calotes, fechar seus jornais, etc. Temos que aprender que nossa opinião apesar de interessar, não influência nossas políticas de estado. Muito brasileiro, se perguntado não iria querer tantas amizades esquisitas.

imageDiga me com quem tu andas e eu te direi onde vai chegar ! Não tem nenhuma relação com o processo eleitoral, posso garantir, mas não foi possível não fazer o paralelo.

 

Comentários

Postagens mais visitadas