Pesquisar neste blog

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Brasileiros são os que mais usam redes sociais

Ora somos um país com os acessos mais caros e de pior qualidade do mundo, ora somos o país dos excluídos, outras vezes somos o país que mais inclui usuários na web. E agora, somos os reis das redes sociais, vai entender…

Veja a matéria da TI Inside abaixo, e tente você mesmo entender…

O Brasil é o país em que as pessoas mais usam redes sociais. Pesquisa feita pela IDC, com patrocínio da Unisys, revela que os brasileiros são os campeões mundiais no uso de redes sociais e tecnologias de voz sobre IP (VoIP), tanto para tratar de questões pessoais quanto de trabalho.

De acordo com o relatório, o Facebook e o MySpace são usados por 15% da população do país, enquanto que nos Estados Unidos este índice cai para 3% e na Europa para 6%. Na Austrália e Nova Zelândia, este número é de 5%.

A pesquisa mostra ainda que 20% dos internautas brasileiros usam o Twitter, percentual que é de 3% nos EUA e Europa, por exemplo. Outro dado é que 19% dos brasileiros afirmaram acessar páginas de redes sociais ao menos uma vez ao dia para trabalhar, prática adotada por apenas 3% dos norte-americanos, 7% dos europeus e 5% dos australianos e neozelandeses.

Já a tecnologia VoIP, como o Skype, é utilizada no brasil por 32% dos iworkes, trabalhadores que usam tecnologias no seu dia-a-dia. Nos EUA, apenas 7% dos iworkes utilizam VoIP, enquanto na Europa este número é de 16% e na Austrália/Nova Zelândia, de 17%.

O estudo feito pela Unisys também constatou que vários funcionários brasileiros afirmam ter autorização de suas empresas para acessar sites na internet que não estejam relacionados ao trabalho, postar em blogs e armazenar dados e arquivos pessoais no computador do trabalho durante o expediente. Entretanto, na outra ponta, as empresas indicam que estas atividades não são permitidas na mesma proporção dita pelos funcionários.

A pesquisa foi realizada em duas etapas em vários países do mundo. Na primeira fase no Brasil foram feitas entrevistas com 301 trabalhadores usuários de redes sociais (blogs, Twitter, Facebook etc.) das seguintes cidades: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre, Belo Horizonte, Curitiba, Salvador e Fortaleza. As entrevistas fizeram parte de uma pesquisa global com 2820 funcionários de dez países. A segunda fase entrevistou 100 executivos de diversas empresas localizadas no Brasil. Em todo o mundo foram entrevistados cerca de 650 tomadores de decisão na área de TI.

Fonte TI Inside

Nenhum comentário: