O verdadeiro exército chinês está sendo formado

Que a China é a ameaça ao “status quo” mundial, isto ninguém mais discute. Ela é a fiel da balança da nova ordem mundial, e isto tem que começar a ser entendido desta forma pelos cidadãos comuns tanto quanto pelos estrategistas de estado. Muito se fala do câmbio artificial da China e seus impactos na ordem econômica global, muito se fala das suas políticas de repressão duramente combatidas pelo “mundo livre” ocidental, muito se fala do seu poderio armamentistas e do tamanho do seu exército. Muito mais ainda se fala de sua capacidade de produzir produtos de qualidade com mão de obra quase escrava, desiquilibrando toda ordem do trabalho mundial.

O “superlativismo” e a pouca liberdade são as principais “caras da China” para o ocidente, mas as verdadeiras qualidades desta nação não estão sendo notadas, por exemplo,  uma matéria que saiu no Estadão em dezembro de 2010 (reproduzida abaixo), dá conta de que a China, ou melhor os alunos chineses, deram um banho nos alunos ocidentais em um exame aplicado pela OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico), e eu vou aproveitar esta matéria para comentar alguns aspectos que eu entendo serem os verdadeiros responsáveis pelo domínio que a China exercerá no mundo em breve. São eles :

  • A China tem uma estratégia de expansão de domínios que faria inveja aos impérios antigos.
    • Chineses são “enviados” para toda parte do mundo, fazem suas “colônias” e a partir destas começam a comprar de tudo da China e  vender nos mercados locais. Desta forma, chinês só compra de chinês fortalecendo ainda mais o modelo. Esta estratégia nós conhecemos muito bem e sabemos que funciona, e neste momento está sendo aplicada em quase toda África.
  • A China tem uma estratégia de desenvolvimento agressiva.
    • Se considerar apenas a proporção de uma população que tem QI acima da média, a China tem mais “gênios” do que países como nós, ou os EUA tem de população. A China está caçando e investindo nestes “gênios”, imagine você o que serão capazes de produzir.
  • A China é voltada para a produção e inovação
    • Imagine um Brasil de gênios pensando e mais 10 Brasis sem preguiça trabalhando de sol a sol, o que uma máquina destas pode produzir.

O verdadeiro poder da China vem disto, e o verdadeiro exército chinês serão estes milhões de gênios sendo formados e cuidados a pão-de-ló, vindo para o mercado de forma disciplinada e sem medo do trabalho.

Veja no link a matéria publicada no Estadão - China brilha em exame e deixa Ocidente para trás (Estado de São Paulo – Clique aqui para ver)

Comentários

Postagens mais visitadas