De quem é a Seleção Brasileira ?

Tem dia que o texto não flui… eu queria muito escrever sobre o assunto acima, mas não fui tão capaz. Vou dividir com vocês o rascunho, não consegui alinhavar direito, acho que na verdade o assunto é meio chato mesmo ….

Dia de despedida do Ronaldo, também acaba sendo dia de muita seleção brasileira na mídia. Seleção que sem muito esforço descobrimos que é um assunto muito interessante, trata-se de uma “entidade” que movimenta muito dinheiro, a mídia, muita gente, e alguma boa porção de paixão. Trata-se de um negócio que não é público, mas também não é privado, acumula lucros e gasta como bem entender, nem estatuto deve ter, como ao menos os clubes tem.

O que é então a Seleção Brasileira ? Meio corrido, resolvi arriscar alguns palpites sobre como defini-la :

Primeira tentativa - É como uma grande rede varejista, que “vende” seu espaço para que os produtos sejam expostos e consequentemente vendidos. Empresários fazem seus lobbies e colocam lá seus produtos para que estes sejam valorizados e mais facilmente comercializados. Veja aqui. Será que é apenas coincidência ?

Segunda tentativa – É um evento mágico de marketing, você coloca junto 23 dos mais badalados garotos propagandas do mundo, e explora estas imagens até o limite, associando as mais “variadas” marcas e produtos a este bando de jóias (?). E se alguém acha que não dá resultado, veja você mesmo a pesquisa que saiu ontem, clicando aqui (prá quem não se lembra um dos principais patrocinadores dos nossos “guerreiros” é uma marca de bebida alcoólica).

Terceira tentativa – Agente de resgate da unidade nacional. Se a seleção acabar, pode ser que nunca mais vejamos um craque brasileiro jogando por aqui. Mais ou menos o que acontece com cientistas, muitos dos melhores vão para o exterior buscar estrutura, dinheiro e reconhecimento. Com o futebol acontece exatamente o mesmo, cada vez com mais frequência e mais cedo, veja aqui. Já pensou que legal se uma vez por ano os maiores cientistas, engenheiros, administradores, brasileiros natos, que vivem pelo mundo, tivéssem que se juntar que fazer um “projeto qualquer” para seu país ? Seria legal… vai ver que a seleção é para isto.

Quarta e última tentaiva – Todas as anteriores, pois não passa de gente explorando gente, fazendo dinheiro e distribuindo favores em troca dele. Onde lê-se dinheiro, entenda-se por favor muito dinheiro. Veja aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas