Pesquisar neste blog

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Negociação

A origem da palavra negociação vem do latin , negotiatus, que significa “fazer os negócio, cuidar dos negócios, cuidar das coisas que te interessam.”. Por esta definição, e muitas vezes sem perceber, negociamos várias vezes ao dia, ou melhor o dia todo.

Todas as decisões que tomamos são processos de negociação, seja com outras pessoas, ou com você mesmo, está sempre presente a necessidade de escolher, ou se posicionar, ou emitir opinião, enfim a necessidade de decidir.

Há centenas de dicas e técnicas para exercer bem a arte da negociação, apesar de que só o fato de aceitarmos que é arte, é porque sabemos que é algo que não se ensina totalmente… Mesmo assim decide trazer para cá algumas “dicas” que costumam funcionar bem…

Dicas para uma boa negociação :

1a) Saiba exatamente o que você está buscando na negociação, não aceite menos, mas também não queira levar muito mais do que seu intento inicial.

2a) Procure pesquisar e conhecer ao máximo seu interlocutor, de tal forma a saber exatamente o que ele veio buscar na negociação;

3a) Entenda a negociação não como um evento, mas como um processo. É como construir uma grande colcha de retalhos, eles tem que ser costurados um a um, com cuidado e harmonia;

4a) Esteja pronto para fazer trocas, nem sempre ao trocar abrimos mão de algo, muitas vezes ao trocar costuramos dois novos retalhos na colcha, um seu e um do interlocutor, pense nisto - “aceito a diferença neste ponto, mas vamos aceitar que concordamos neste outro”

5a) Negociação não se vence, se conclui, posto que não é guerra é processo. Em outras palavras, concentre-se em seus interesses e não em suas posições.

6a) Evite ao máximo encerrar de forma “ruidosa”, abrupta, uma rodada de negociação. Não chegar a um consenso é o maior indicador de que uma nova rodada será necessária.

7a) Desconfie sempre que achar que conseguiu muito mais do que planejou, isto significa fatalmente que você planejou mal.

8a) Pessoas negociam com pessoas. Portanto, um pouco de simpatia, de observação, rapport, e bom senso sempre vem bem a calhar. Separe sempre as pessoas dos fatos ou problemas.

9a) Seja criativo ao propor alternativas, mas nunca deixe de perseguir critérios objetivos qualquer que seja a alternativa gerada.

Boas negociações …

Nenhum comentário: