Pesquisar neste blog

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

O Brasileiro é mentiroso

Sem criar maiores alardes, esta é a pura verdade, somos mentirosos e ponto final. Queremos sempre agradar, responder o que o interlocutor quer ouvir, e isto nos faz ser um dos povos mais mentirosos que existem.

Nossa necessidade de ser agradável, engraçado, bonzinho, etc., suplanta a necessidade de ser coerente e correto com o que falamos e pensamos.

Há um exemplo clássico das tradicionalíssimas Sopas Campbell, que certa vez antes de vir para o Brasil, encomendou uma ampla pesquisa de mercado para constatar se nós éramos ou não consumidores de sopa. O resultando foi incrível, uma parcela enorme da população respondeu que sim, com certeza tomaria as deliciosas sopas Campbell ao menos 2 vezes por semana e que adoravam sopas. Pois bem, importaram latas e mais latas do consagrado produto, e viram todos encalharem nas prateleiras. Como explicar ? É simples, caíram na mentira do brasileiro boa praça, que respondeu que tomaria as maravilhosas sopas para agradar a pesquisadora (ou o pesquisador) mesmo sabendo do calor que faz aqui, da ligação cultural que sopa tem com doentes por aqui e por aí vai.

Outro caso clássico é o do alemão que, em visita ao Brasil, ficou sábado inteiro esperando no hotel o amigo brasileiro, que durante a semana havia dito que sábado passaria lá e juntos saíriam “para tomar umas cervejas e bater papo”. Para o alemão isto é compromisso, para o brasileiro isto é um jeito legal de dizer : “tchau ! nos falamos qualquer dia destes !”.

Pois bem, estes dias mais duas mentiras foram contadas por brasileiros… a primeira trata-se de uma pesquisa que constatou que brasileiro prefere comprar onde tem bom atendimento ao invés de onde tem bom preço, não precisa nem explicar, certo ? Veja aqui. Mentira, e das grandes, ou a 25 de março e Miami não seriam o sucesso de público brasileiro que são.

A segunda foi quando disseram que os passportes diplomáticos seriam todos recolhidos e devolvidos, e você acreditou… veja aqui.

Ah, por último mas não menos importante, se um dia forem perguntados sobre este blog, não deixem de dizer que acham muito legal.… Smile 

2 comentários:

Blog do Robão disse...

Muito legal esse blog :-)

Dalbi disse...

Vc não vale, já é americano !!! rs