Pesquisar neste blog

terça-feira, 26 de abril de 2011

Mídia no século 21 - Youtube entrevista Obama e o Papa vai a TV…

Semana passada o fenômeno de mídia Rebecca Black (veja post sobre ela aqui, “O que é mídia no século 21 ?” ) voltou a ser notícia ao aintgir os 100 milhões de “views” no youtube (veja aqui), passando o não menos fenômeno Justi Bieber.

Relembrando que são fenômenos de uma nova mídia, a mídia do século 21, que permite estas interações mais abertas e mais democráticas entre produtores, produção, conteúdo e consumidores.

Trago hoje mais dois casos, o do Presidente Obama, pela sua relação bastante harmoniosa com estas novas mídias e do Papa, que apesar de muito mais conservador, também está dando abertura a democracia da informação do século 21.

O caso de Obama é de uma entrevista, gravada faz tempo (antes da viagem ao Brasil), depois disto ela já se lançou na corrida para 2012, já tem Solgan, Facebook, Twiter reativado e tudo mais. Ele sempre surpreende pela forma como encara e usa as mídias sociais, e esta entrevista confirma isto. Com ajuda dos internautas, mais de 1 milhão ajudaram a selecionar perguntas enviadas por mais de 140mil internautas… As perguntas foram desde afeganistão até como ele gostaria de presentear sua esposa presentes.  Não deixa de ser uma mostra do “poder” destas novas mídias…

Além desta entrevista ao Youtube, teve uma outra mais recente na sede do Facebook, veja aqui.

A igreja por sua vez, sempre mais conservadora, também está “andando sobre as mídias”, mesmo devagar, é um movimento a ser considerado – veja aqui.

“Não tenho respostas para o terremoto.” – Papa Bento XVI a uma criança japonesa.

“Tenho 19 milhões de amigos, apenas meio milhão atrás de Bob Esponja…” – Obama no Facebook.

Abaixo o vídeo da entrevista ao Youtube, tem 45 minutos, acho que ninguém vai assitir, mas fica o registro …

Entrevista de Obama ao Youtube

Nenhum comentário: