Pesquisar neste blog

domingo, 24 de abril de 2011

Páscoa

Texto completo, para quem ainda tem dúvida sobre o tema "’Páscoa”. Boa leitura, e bom domingo de Páscoa a todos.

Será que a Páscoa é mesmo com ovos de chocolate, bombons, coelhos, etc? Como a Bíblia descreve a Páscoa? Você já procurou saber o significado de cada um destes elementos? Se é uma festa religiosa, ela tem que ter simbolismos religiosos.

A Páscoa é uma data-base no calendário cristão e deve ser celebrada no primeiro domingo seguinte à lua cheia depois do dia 21 de março (início da Primavera), conforme as tradições. Existe uma complicada fórmula matemáticapara calcular essa data. A partir da Páscoa, determina-se facilmente as outras datas móveis: o domingo de Carnaval ocorrerá sempre 49 (quarenta e nove) dias antes da Páscoa e o dia de Corpus Christi, 60 (sessenta) dias depois.

Provinda do hebraico Pessach, a palavra Páscoa incorporou-se ao mundo cristão, caracterizando o Ciclo da Páscoa. Pelo calendário, é festa móvel universal. Confira o "Feliz Páscoa" em outras línguas: Na Tchecoslováquia, VESELE VANOCE; Na Alemanha, SCHÖNE OSTERN; Na Itália, BUONA PASQUA; No Laos, SOUK SAN VAN EASTER; Na Macedônia, SREKEN VELIGDEN; Em Inglês, HAPPY EASTER; Na França, JOYEUSES PÂQUES; Na Grécia, KALO PASKA; Na China, FOUAI HWO GIE QUAI LE; Em árabe, EID-FOSS'H MUBARAK; Na Croácia, SRETUN USKRS.

Para os cristãos, a Páscoa representa a ressurreição de Cristo, três dias depois de sua morte na cruz. Para os judeus, que não reconhecem a figura de Cristo, a comemoração ocorre durante a semana seguinte à da Páscoa cristã.

A Páscoa sempre representou a passagem de um tempo de trevas para outro de luzes, isto muito antes de ser considerada uma das principais festas da cristandade. A palavra "páscoa" - do hebreu "peschad", em grego "paskha" e latim "pache" - significa "passagem", uma transição anunciada pelo equinócio de primavera (ou vernal), que no hemisfério norte ocorre a 20 ou 21 de março e, no sul, em 22 ou 23 de setembro.

De fato, para entender o significado da Páscoa cristã, é necessário voltar para a Idade Média e lembrar dos antigos povos pagãos europeus que, nesta época do ano, homenageavam Ostera, ou Esther -- em inglês, Easter quer dizer Páscoa.

Muito antes de ser considerada a festa da ressurreição de Cristo, a Páscoa anunciava o fim do inverno e a chegada da primavera.

continua…. Para ver o texto completo, clique aqui – Multiply.

Nenhum comentário: