Pesquisar neste blog

terça-feira, 12 de abril de 2011

Tabu

Um tabu é um assunto cuja discussão costuma ser evitada pela população em geral, devido à diversas razões: seja porque este seria alvo de opiniões contraditórias; porque trata-se de um assunto que interfere com a sensibilidade das pessoas; porque seja uma pauta polêmica capaz interferir com a moral e bons costumes da sociedade etc.

Na semana que passou, um tabu dos grandes voltou a pauta das nossas discussões… O aumento do preço da gasolina.

Os temas vão e vem no noticiário, hoje em dia todo mundo conhece o que é PIB, agronegócio, exportação, BRIC, ONU, globalização, centro-esquerda, Euro, oposição responsável, rede de proteção social, twitter, facebook, etc.   Mas mesmo com tantos temas novos, o tabu com  o “Preço da Gasolina”, persiste.

O brasileiro tem um vínculo emocional com o preço da gasolina, nesta terra pode tudo, menos subir a gasolina. Data da década de 70 (talvez antes, mas acho que não) o vínculo entre subir a gasolina e o controle da economia, subiu a gasolina é porque vem inflação aí, ou é porque o governo está perdendo o controle da economia.

Os exemplos de que este assunto é um tabu estão por toda parte, veja :  Você já viu alguma pesquisa para saber se o preço de alguma coisa deve subir ? A gasolina tem , veja a pesquisa no blog do estadão sobre o tema – clique aqui. Ou ainda, você já viu assunto que mete tanto medo no governo, por mais popular que seja - veja aqui e aqui. Por último, ao mesmo tempo que o governo “teme tanto” o preço da gasolina, aprova sem pudor medidas como esta aqui que simplesmente transfere dinheiro do contribuinte brasileiro ao governo paraguaio.

O preço da gasolina é nosso último bastião de dignidade e de respeito pelo povo, não exatamente pelo povo, mas pelo que pensa o povo. Fossemos nós capazes de ter mais opiniões fortes formadas sobre mais temas, e seríamos seguramente mais respeitados nas atitudes e no trato com a coisa pública.

Nenhum comentário: