Pesquisar neste blog

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Brasil ! Meu Brasil Brasileiro…

…Mulato inzoneiro
Vou cantar-te nos meus versos
Brasil, samba que dá
Bamboleio, que faz gingar
O Brasil do meu amor
Terra de Nosso Senhor...

Textos curtos são uma arte, textos objetivos nem sempre são curtos, assim como textos curtos nem sempre cumprem seus objetivos.

Como aprendi certa vez … ‘Fale em pé para ser visto. Alto para ser ouvido, e pouco para ser aplaudido…’.

Extraído do Blog do Augusto Nunes, uma reprodução de uma coluna do jornalista Carlos Brickmann, excelente texto, curto e objetivo.

 Três embustes do Brasil Maravilha

…Em sua coluna desta quarta-feira, o jornalista Carlos Brickmann implodiu com três notas de poucas linhas dois embustes cultivados com especial carinho pelos inventores do Brasil Maravilha: o milagre do álcool, a autossuficiência em petróleo e a eficiência espetacular da Petrobras. Na discurseira de Lula e Dilma Rousseff, são espantos de matar de inveja um magnata de filme americano. No país real, só existem na papelada registrada em cartório pelo palanque ambulante. (AN)

O álcool…

Lembra da revolução energética anunciada pelo presidente Lula, em que o álcool de cana brasileiro seria um dos combustíveis mais importantes? Bom, o Brasil está importando álcool faz tempo ─ principalmente dos Estados Unidos. Neste ano, a importação representa cinco vezes a de 2010: no total, 1,03 bilhão de litros contra 200 milhões do ano passado. E era para ser ainda maior, se o Governo não tivesse reduzido a mistura do álcool na gasolina de 25 para 20%.

…a gasolina…

Lembra da autossuficiência do Brasil em petróleo, também anunciada pelo presidente Lula? Neste ano, o Brasil já importou 3,1 milhões de barris de gasolina; e além das importações normais virão mais 550 mil barris por mês, para substituir os 5% de álcool a menos na mistura.

…o custo

No segundo trimestre do ano passado, o prejuízo da Petrobras com a importação de gasolina foi de R$ 108 milhões. No segundo trimestre deste ano, de R$ 2,28 bilhões. Traduzindo: o prejuízo foi multiplicado por 20.

Um comentário:

MY disse...

Todo povo tem o governo que merece.
Qdo o então Presidente Lula disse que a crise mundial aqui seria "uma marolinha", foi o suficiente para o povo crer que o Super-Presidente da República jamais visto em qualquer continente, daria conta do recado. E assim seguiu seu mandato com um final feliz... agora vem o preço da conta (salgada) para pagarmos e viva a democracia e o povo brasileiro... do nosso mulato estrangeiro...terra de nosso Sr... e que a conversa termine em prosa ou rima...