Pesquisar neste blog

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Faço saber… Dr. Honoris Causa

A partir de agora, além de todos os outros atributos, Lula também é Doutor, ‘honoris causa’ diga-se de passagem.

As palavras falam por si só quando o assunto é definir o que é um Doutor Honoris Causa, é só vermos abaixo a definição da Wikipedia. A reitoria da UFBA poderia dizer em qual, ou seriam quais, dos possíveis atributos o nosso eminente ex-presidente se encaixou…  Talvez caiba até a discussão entre o que é reputação e o que é caráter…

As circunstâncias entre as quais você vive determinam sua reputação. A verdade em que você acredita determina seu caráter. A reputação é o que acham que você é. O caráter é o que você realmente é... A reputação é o que você tem quando chega a uma comunidade nova. O caráter é o que você tem quando vai embora... A reputação é feita em um momento. O caráter é construído em uma vida inteira... A reputação torna você rico ou pobre. O caráter torna você feliz ou infeliz... A reputação é o que os homens dizem de você junto à sua sepultura. O caráter é o que os anjos dizem de você diante de Deus. – Arnaldo Jabor

De qualquer forma o ex-presidente já é Hexa neste título, é já um Super Doutor Honoris Causa – Lula recebe título Doutor Honoris Causa. E para que não reste dúvida da importância do fato, trouxe a definição abaixo.

O que é o título Doutor Honoris Causa ?

Fonte : Wikipédia, a enciclopédia livre.

Honoris causa, abreviado como h.c., é uma locução latina (em português: "por causa de honra") usada em títulos honoríficos concedidos por universidades a pessoas eminentes, que não necessariamente sejam portadoras de um diploma universitário mas que se tenham destacado em determinada área (artes, ciências, filosofia, letras, promoção da paz, de causas humanitárias, etc), por sua boa reputação, virtude, mérito ou ações de serviço que transcendam famílias, pessoas ou instituições.

Historicamente um Doutor honoris causa (ou Doctor honoris causa) recebe o mesmo tratamento e privilégios que aqueles que obtiveram um doutorado acadêmico de forma convencional - a menos que se especifique o contrário.

A pessoa que recebe o título de "doutor honoris causa" pode usar a abreviação "Dr. h. c.". Caso já tenha um título de doutorado acadêmico, poderá utilizar a abreviação "Dr. Dr. h. c.". A pessoa honrada com mais de um título de doutor honoris causa, poderá usar a abreviação "Dr. h. c. mult." (Doutor honoris causa multiplex).

Nenhum comentário: