Pesquisar neste blog

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Garçom, a conta por favor…

As especulações e os achismos sobre o crash econômico agora migraram para a ‘conta’, ou melhor, para quem vai pagar a conta. Já elocubraram sobre a Grécia ser ‘vendida’ para a China (FSP – A China pode comprar a Grécia), sobre a Itália também, mais ou menos a mesma especulação, dando conta de que a salvação seria o dinheiro da super poupança dos chineses.

Até sobre Portugal surgiu uma corrente que prega a volta ao colonialismo, porém às avessas, isto mesmo, Portugal quer propor ser colonia do Brasil (Portugal colonia do Brasil ?). Fala sério… Bem o fato é que a Grécia dificilmente será salva, e o prejuízo de seu calote arrastará um pouco mais para o buraco os bancos e economias fragilizados da Europa. Para fechar com chave de ouro o FMI espera que os BRICS, grupo do qual fazemos parte, comprem títulos dos países europeus (veja aqui).

Pode ser o início de uma nova ordem mundial, não sei, ou melhor não acredito que seja. Pode ser apenas um oportunismo rasteiro, talvez. Pode ser que, aí sim,  a globalização nunca mais seja entendida da mesma forma, até porque gastar de forma local e ratear a conta de forma global, não está parecendo algo muito bacana.

Nenhum comentário: