Pesquisar neste blog

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Idéia de empreendedor

Há uma frase, que até já publiquei aqui (Pilulas de empreendedorismo …), que diz o seguinte : “Não se preocupe com os erros; você só tem que estar certo uma vez - Drew Houston”. Baseado nesta frase decidi criar uma série sobre empreendedorismo aqui no blog. Vou usar de vez em quando conteúdos externos, mas tentarei majoritariamente trazer conteúdo e pontos de vistas novos, quiçás não publicados ainda.

O primeiro mito que eu gostaria de atacar é o cult empreendedor, para ser empreendedor não precisa estar escondido atrás de um CNPJ, e nem que um negócio tenha sido considerado de sucesso, para ser empreendedor tem que ter cabeça e veia de empreendimento.

O que isto quer dizer ? Em outras palavras, quer dizer que todos nós somos empreendedores, alguns mais outros menos, mas todos somos, uma vez que mesmo os assalariados vivem da venda de seus serviços a quem os paga. E aqui surge o primeiro ponto importante, empreender é vender ? Nem sempre, mas quase sempre. Nem sempre porque nem tudo é a venda, e quase sempre porque tirando o que não é exatamente a venda, todo o resto é venda ou existe para que ela aconteça.

Empreender então é vender. Vender idéias, sonhos, produtos, serviços, ideais, enfim vender.

O vendedor da loja vende os produtos para você e seus serviços para o gerente da loja, este por sua vez vende suas competências em gestão para o dono da loja, que por sua vez vende suas idéias e sua idoneidade a fornecedores, credores e bancos. Os bancos por sua vez vendem seus serviços e seu dinheiro para nós e assim vai… e vai, e vai, e vai, até que volta e o ciclo se fecha.

Empreendimento que não vende, não existe…Comece entendendo e acreditando nisto.

Nenhum comentário: