Pesquisar neste blog

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Marketing Pessoal–Apresentações…

Dica… Mais uma da linha de dicas, que traz técnicas para encantar com as palavras. Eles aumentam as chances de sucesso nas reuniões executivas.

Fale em pé para ser visto. Fale alto para ser ouvido. E fale pouco, para ser aplaudido.

Três passos para tornar sua próxima apresentação imbatível

Rick Gilbert, CIO/EUA

Sempre

Exponha já na primeira linha o seu objetivo, dizendo em poucas palavras o que você está propondo, por que você está propondo isso, e o que deseja dos executivos. Financiamento? Apoio para uma mudança organizacional? Aprovação do produto? O tempo dos executivos é escasso. Eles querem que você vá direto ao ponto.

Obedeça a regra 10/30. Se você está agendada para 30 minutos, prepare sua apresentação para 10 minutos apenas. Espere gastar 20 minutos com perguntas e comentários. Em outras palavras, esteja preparado para uma discussão, não uma palestra slide-driven. Isso significa limitar a quantidade de slides a dois ou três apenas. Mas tenha slides com detalhamento dos seus planos à mão no caso de haver necessidade de aprofundamento de dados.

Às vezes

Você precisa colocar sua cabeça no lugar certo antes de iniciar a reunião. Focar. Você não está indo para a reunião à procura de um tapinha nas costas. Não se sinta obrigado a impressionar. Altos executivos não querem ouvir falar de todo o trabalho duro que você e sua equipe fizeram para chegar aos dados que você vai apresentar. Eles querem que você traduza o significado dos dados em relação à sua proposta e o processo de tomada de decisão deles e, o mais importante, em relação ao sucesso da empresa.

Nunca

Ficar na defensiva ou argumentativo demais não é um bom negocio. Ser apaixonado por um projeto ou ideia é bom, mas seu comportamento deve ser sempre calmo e aberto a contribuições.

Além disso, nunca deixe a espiral da reunião fugir controle. Se a discussão se afastar demais do tema, ou pior, levar os executivos a discutirem uns com os outros, na paralela, procure calmamente trazer a discussão de volta aos trilhos. E nunca se esqueça de verificar e reavaliar seus números antes de sua apresentação. CEOs muitas vezes podem ser muito bons com números. Se eles estiverem errados, você estará morto.

Nenhum comentário: