Pesquisar neste blog

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

30 dez 2011, o dia que não existiu em Samoa

Samoa sai de um extremo do mapa mundi e vai para o outro extremo. Famosa por ser o último lugar do mundo onde o Sol se põe, terá que rever sua estratégia turística, pois num piscar de olhos passará a ser p primeiro lugar onde o sol nasce, ao invés do último onde o sol se põe.

O Governo das Ilhas Samoa do Pacífico resolveu, por questões de relações comerciais, mudar seu fuso horário, passando do fuso –11, passará ao +13. Logo, antes da mudança Samoa só tinha quatro dias úteis coincidentes com Austrália e Nova Zelândia, que são seus principais parceiros comerciais, com a mudança passam a ter todos os dias coincidentes. Será mais ou menos assim, a 0h do dia 30/12/2011 os relógios avançam de uma vez para 0h do dia 31/12/2011 (segundo meu entendimento, fiquem a vontade para me corrigir se eu estiver enganado).

Curiosidade : Segundo o calendário Maia todos os anos há um dia chamado de dia “fora do tempo”, pois o calendário deles é de 13 ciclos lunares, com 28 dias cada ciclo, perfazendo um total de 364, que somado ao dia fora do tempo que é o dia que fica exatamente entre o ano velho e o ano novo, fecha-se o ano de 365 dias. Este dia é o dia 25 de julho e neste dia os Maias aproveitavam para rever o que passou, reciclar e recarregar as energias, agradecer por todos os momentos, se libertar do que não é necessário, e então estarem prontos para o ano novo.

Nenhum comentário: