Pesquisar neste blog

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Transtornos mentais

Segue uma mapa da depressão e transtornos mentais pelo mundo afora. Todos os dias surge o ‘mal do século’ para que nos preocupemos. Ora é o diabetes, ora o tabaco, ora os males da mente…

Um comentário:

Marcos C Ribeiro disse...

É fato que a evolução científica e da informação geram novos conhecimentos . Ocorre que daí o conhecimento convencional toma conta e a mídia coloca dados e pretensos fatos indistintamente. Gurus e academis tambem e neste caso a ONU e a OMS são uma academia geradora de novos fatos. Muito de tristeza normal e até alguma melancolia normal da vida de qualquer ser humano normal hoje é disgnosticado como depressão e o livrinho ajuda a dar o diagnóstico e até código INamps ou do convenio médico.Daí dá-lhe remédios e maioria de tarja preta , e daí as farmaceuticas ficam felizes e alguns médicos idem ! Precisa separar o joio do trigo . Precisamos questionar a pasteurização das informações críticas .
Um exemplo real e legal ! Saudade pode gerar melancolia e tristeza por alguns dias e até semanas mas não é depressão !!! Mas um brasileiro ou argentino fechado no primeiro inverno de Toronto ou Montreal depois de 1 mes pode cair em depressão e precisar de médico e remédio. Mas tem cura e no 2o inverno é diferente !
Abraços

Marcos