Pesquisar neste blog

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Gangorra

Apenas para comentar o que todo mundo já sabe…

Quando o dólar está baixo, os exportadores perdem competitividade, e as importações inundam nosso mercado, matando a competitividade de setores inteiros da nossa economia.

Quando o dólar está alto, os exportadores ganham competitividade, as importações ficam mais caras favorecendo a indústria nacional. Bom né ? Não, pois as matérias primas importadas ficam mais caras e geram com isto pressão inflacionária.

Dureza não ?!? Tem solução ??? Sim, talvez tenha, seria criarmos dois câmbios, um para exportação e outro para importação, ou quem sabe, parar com este xororô que já está cansando e investirmos mais em infraestruturas, reformas adminisrativas e tributátia, tecnologias e outros tantos mais que nos permitam simplesmente ser mais competitivos. Que tal ?

Um comentário:

MY disse...

Há de chegar "o dia da estagnação" desse país; nossos portos estão ultrapassados, nossos aeroportos idem, ainda utilizamos rodovias como meio de escoamento de produção. Enfim, menos bla bla bla e mais trabalho, porém o Governo Petista é assim: faz-se muita propaganda e pouca ação de verdade!!! E a culpa é da crise???