Pesquisar neste blog

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Vamos precisar contar outra história

A história de que o eleitor brasileiro não sabe votar deveria acabar neste domingo dia 7-10-2012. As provas deste fim estão por todos os lados, e em números mais do que suficientes para não se ter mais dúvidas de que o brasileiro sabe votar sim, e o faz de forma bastante consciente.

Vimos candidatos com apoio de TV perderem. Vimos prefeitos e ex-prefeitos tentando eleger vereadores, tratando isto como se fossem favas contadas, perderem. Vimos os ‘famosos’ que ficaram a ver navios. Vimos o que aconteceu em São Paulo. Some a tudo isto, tomando São Paulo como exemplo, a quantidade de votos brancos e nulos, se não me engano quase um milhão de votos.

Ou seja, o Brasileiro vota sim de forma consciente, e que fique bem claro que ‘consciente’ significa com a clareza do que está sendo feito, seja isto certo ou errado segundo os mais variados julgamentos.

Por isto, ouso dizer que é chegada a hora de complicar as análises eleitorais, buscando entender as razões e os motivadores que fazem com que os eleitores, de forma consciente, vote de uma forma ou de outra, e não mais aceitar análises simplistas que resumem tudo a uma ignorância eleitoral.

Concordam ?

Nenhum comentário: