Pesquisar neste blog

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

O causo dos juros e o custo Brasil

spacejunkEste post estava meio no forno faz um tempo, mas o tema não sai de pauta, então resolvi postar.

São muitos causos sobre o tema dos juros, vou falar apenas de um. Vou falar daquele causo dos juros ligado ao da carga tributária, que por sua vez liga-se ao custo Brasil, que lá no fim liga-se ao poder de consumo do brasileiro.

Contavam-nos que os juros altos impediam o Brasil de ser mais competitivo, pois impunham uma necessidade de arrecadação para arcar com a conta destes, arrecadação esta que, por sua vez, impunha altos impostos, que nos impediam de ser mais competitivos, e que mesmo assim não significavam dinheiro no caixa para investir, uma vez que tudo que era arrecadado era alocado para pagar juros, e assim foi por muitos e muitos anos.

Pois eis que Dilma (muitos atribuem a ela a ação, pois não crêem em BC independente e autônomo) teve coragem de reduzir os juros, alguém pode até dizer que ainda são altos, mas que foram reduzidos, ah isto foram. E no entanto, todo o resto não aconteceu.

Será que era tudo mentira, ou será que já temos uma nova tese sobre a mesa e eu é que sou desavisado. Provavelmente o possível benefício foi rapidamente anulado por alguma dos malefícios estruturais que temos, que pena.

Que expliquem os economistas….

Nenhum comentário: