Pesquisar neste blog

domingo, 30 de dezembro de 2012

2013, de dentro para fora…

Ano novo é muito bacana pois como dito aos montes por todos, nos dá a chance de começar de novo, começar de novo é algo que podemos fazer quando quisermos, mas o ano novo nos remete a esta reflexão de forma coletiva, e é em cima desta oportunidade que quero trabalhar este texto. Quero propor uma reflexão para o ano novo sobre o que somos capazes de realizar como cidadãos.

Olhando todo nosso contexto social de dentro para fora, pare para pensar que tudo que aí está é conquista da sociedade ? Isto mesmo, o problema é que esta reflexão não é apenas para o que está bom, mas para o que está ruim também…

O momento econômico do país é conquista sim de uma geração de empreendedores e trabalhadores que teve coragem de alçar este voo. A violência crescente é sim fruto de uma geração que foi permitida crescer sem os valores mínimos para a convivência em sociedade. O descaso com a coisa pública é também conquista da sociedade, que se esquece de dar valor a isto, e prioriza o individual ao invés do coletivo. A corrupção também é, infelizmente, fruto da sociedade, que aceita passivamente as práticas corruptas, elege e apóia corruptos e por aí vai. Não podemos mais nos excluir destes fatos, somos sim parte deles.

Proponho que em 2013 passemos a olhar tudo que aí está sem nos excluir da análise, mas nos colocando como indivíduos e ao centro de tudo que está acontecendo, dia por dia, fato por fato, problema por problema. Será um exercício e tanto, e certamente nos levará a uma visão bem diferente dos nossos direitos e principalmente dos nossos deveres.

Feliz 2013 a todos !!!

O vídeo abaixo, enviado pelo Marcos Cunha (do blog Notas Livres - http://notaslivres.com/) traz um pouco desta reflexão..

Nenhum comentário: