Pesquisar neste blog

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Manifestação anti Lula e PT, leva 20 pessoas a Paulista

Por que uma manifestação contra Lula e o PT, com pinceladas de mensalão e tudo mais que teria direito, tornou-se uma desroganizadas reunião de 20 pessoas na Avenida Paulista em São Paulo ?

Algumas hipóteses :

1 – Apenas 0,0004% dos eleitores são contra Lula e o PT, pois esta é grosseiramente a proporção entre participantes e eleitores da Cidade de São Paulo.

2 – A força do PT e de Lula, via bolsas, via o que quer que seja, é muito grande e por isto as pessoas não participam.

3 – A classe média perdeu completamente a relevância e a representatividade. Ela não se envolve pois cansou de não ser ouvida, e não é ouvida porque visivelmente não se envolve e não ‘importa’ mais.

4 – A oposição está completamente perdida e não acredita mais que possa voltar a existir no curto prazo.

5 – A síndrome da piada ‘ai que vergonha do Varte..’ , que faz com que por medo deste mico ninguém vá e o mico acaba de fato acontecendo.

6 – A falta de politização do brasileiro aliada a um evento não tinha um sindicato, um orgão, um organizador por trás das cortinas, tirando do evento os ‘protestantes profissionais’ aqueles que vão e nem sabe porque foram.

Eu aposto que todas acima são verdadeiras e que outras tantas deixaram de ser citadas também são.

O fato é que estamos sem um contraponto político, e isto não é bom, democracia prescindi disto e o processo de construção de uma opinião política toma tempo e energia, por isto o status quo é tão forte e inibe a construção de um contraponto. Atualmente, tanto situação quanto oposição são Centro esquerda e/ou direita segundo suas conveniências, e fica claro que não conseguem sair dali, e por isto não se contrapõem com tanta riqueza de argumentos, limtam-se a citar fatos. Temos por conta disto um debate factual mas não ideológico e isto empobrece demais o pensamento.

Nunca achei que diria isto, mas acho que faz falta ao debate os temperos das esquerdas e das direitas, este bate boca de centro é muito chato…. ou então o apagão será inevitável, pois como disse Lula, de poste em poste ele vai iluminar o Brasil, o único problema é que pode não ter energia para tanto poste novo.

Nenhum comentário: