Pesquisar neste blog

segunda-feira, 15 de abril de 2013

A força da Força Política

A tal da força política é qualquer coisa a se entender. Quem se recusa a entendê-la, abre mão de usá-la e fica a mercê de quem a entende e usa.

A força política não é algo apenas de políticos, ela está entre nós o tempo todo, em tudo que fazemos.

Ela diz respeito a uma malha invisível de sustentação que paira sob as pessoas, quanto mais força, mais robusta é esta malha, permnitindo a que a tem, mover-se com mais atitude, e influenciar mais decisões.

Dilma, por exemplo, não teme a inflação porque tem a força política do seu lado. Marin, por outro lado, teme as eleições da CBF, porque claramente perdeu a força política, está sem força a tal ponto, que talvez nem conclua seu mandato. Ele que foi a vida inteira quem é, andava pelas sombras do poder, até que perdeu sua força política e virou o monstro da vez. Não que não o seja, mas sim porque sempre foi.

Dilma, por isto, teme perder sua força política, por isto abre seu governo cada vez mais a quem possa interessar, deixando claro que a força está acabando. A Presidenta corre o risco de estar sendo minada dentro de casa, pois um triste fim de seu mandato seria o alegre início de mais oito anos de Lula.

Lula ainde tem muita força política, e descobriu que como ex-presidente não tem onde usá-la e começa a ter dó de deixá-la tão parada, ou pouco usada.

Vai por mim, de tomate em tomate, Lula começa arrumar as malas para voltar a Brasília.

Nenhum comentário: