Pesquisar neste blog

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Por que o Facebook comprou o WhatsApp ?

A resposta a esta pergunta é tão simples quanto responder qual o resultado de 2+2, o Facebook comprou o WhatsApp para não desaparecer.

Por incrível que pareça o nosso comportamento no mundo on-line não é algo tão previsível assim, e por conta disto, jovens no mundo inteiro começam a abandonar o Facebook e a se comunicar via grupos no Whats App e outras ferramentas similares.

O Facebook começa a se tornar ferramenta de ‘velho’ e fica dia após dia mais e mais chato, com tantas postagens repetidas e embaladas. As novas gerações não gostam disto, on-line para eles é ser exclusivo e em tempo real, eles não precisam ficar mostrando todo dia foto do prato, ou reiterando sua fé, isto é repetitivo e nada original para eles. E convenhamos, este é o Facebook hoje, um festival de auto promoção, um monte de comida e um monte de declarações repetitivas de fé e coisas assim.

Há que se considerar também, que os jovens da nova geração não tem amigos que eles precisem encontrar depois de tanto tempo via Facebook, este é uma ‘vantagem’ trazida pelo Facebook da qual eles não desfrutam e não precisam.

Um exemplo claro da diferença de velocidade e de uso é a celebração dos aniversários na rede social, a nova geração inventou a celebração dos aniversários escrevendo no Face do amigo, os ‘velhos’ achavam um absurdo e frio, hoje a nova geração já parou com esta sandice, mas os ‘velhos’ fazem cada vez mais isto, evidenciando a diferença da dinâmica das redes para os ‘velhos' e para os jovens ?

Em resumo o Fascebook hoje não é mais a rede social do futuro, e por isto seus sócios decidiram gastar US$ 16bi para evitar um fim como aconteceu com outras redes sociais. Há uma profeci feita por um ‘guru’ do mercado digital, que explica bem o movimento, “conforme os pais entram no Facebook, os filhos saem”.

O mundo da internet é assim, ninguém estará tranquilo na liderança dele.

Veja o mapa abaixo, divulgado algumas semanas atrás, mostrando quem era quem no mundo da internet. Saiba que ele já deve estar diferente com a compra do Whats App pelo Facebook ontem.

Ah, importante esclarecer também que o Facebook não comprou a tecnologia do WhatsApp, que certamente passa longe de valer tanto dinheiro, comprou sim por todo este dinheiro, os usuários.

Reforçando o conceito de que no mundo digital, a principal mercadoria são os usuários.

Map of the Internet 1.0. by The9988

Um comentário:

MY disse...

Em pensar que outro dia mesmo comentávamos sobre o fim do facebook e, dias mais tarde eles aprontam mais essa não é mesmo?